segunda-feira, 31 de março de 2014

""escrito nas estrelas""

devem existir centenas de explicações de especialistas do porque horóscopo (a pontinha do iceberg da astrologia) angaria tanta atenção. talvez porque nossa atração pelo cosmos aparece casada com a ideia de que, quem sabe, tudo aquilo que rola no céu seja sobre nós, ou que nós sejamos um reflexo do que acontece no céu, lá além do olho nu. um antropocentrismo bem bobo ou um instinto de unção com o universo, a depender do julgamento.

ocorre que, por isso, os horóscopos diários estão por toda parte. em jornaizinhos, nos jornalões, nas televisões do transporte público, que passam as previsões dos 12 signos intercalando com vídeos engraçados da internet, pegadinhas, propaganda do metrô, propaganda e notícias em geral.

mas vamos falar um pouco mais desse horóscopo. sim, cada um acredita no que quer e etc, mas acho prudente ao menos avaliar quem é seu emissor e o que ele anda falando por aí, não só pra você - aliás, essa deveria ser a conclusão número um da astrologia, uma técnica (ciência, diriam alguns) que tenta explicar todos os seres humanos através do movimento dos astros (veja bem: dos *astros*): isso é mais do que sobre você. embora (ironicamente) seja sobre essa a ideia que a "astrologia mainstream" trabalhe vamos deixar esse princípio um pouco de lado.

mas o problema não é a astrologia ou seus entusiastas, e sim o que se faz no horóscopo diário. se alguém ler as previsões/dicas pra todos os signos verá que, na verdade, na maior parte das vezes (falo do horóscopo do metrô, que eu vejo todo dia), se trata de conselhos aleatórios que servem pra qualquer um a qualquer momento. "fique longe de conflitos", "se preserve", "cuide mais de você", "bom dia pra tirar planos do papel".

sem querer ser o polemistazinho que se acha esperto quando diz "ORLY?" pra ideias alheias, mas todo dia é dia de se preservar e tirar planos do papel. sempre é bom ficar na sua, ser sábio, tomar decisões com calma, ponderar, comer bem, falar com um amigo. e sempre é bom achar que hoje vai ser aquele dia de sorte nos negócios ou no amor. todo dia a sorte é bem vinda. ou não?

quero dizer que essa forma de fazer as coisas diminui ainda mais qualquer mínimo respeito que as pessoas tenham por horóscopo ou mesmo pela astrologia de modo geral. e ainda corre-se o risco de que os que acreditam se surpreenderem qualquer dia balançando orelhinhas de burro, porque o que "vá com calma na hora de discutir projetos no trabalho" diz de especial para mim, pessoa com o sol em touro? o que garante que isso não é mais adequado pra quem é de leão ou libra? por que você está falando isso pra mim, no dia de hoje? (agora pode retomar o princípio de que o ponto final da trama é você. mas um você melhor diagramado).

os caras não citam nenhum planetinha. nenhum "urano entra na sua casa 6 e te deixa predisposto a brigar". nem esse recurso de "olha, eu juro que há provas e causas concretas, mesmo que você não seja capaz de atestá-las". nenhuma justificativa. só conselhos aleatórios. e ainda dizem que o horóscopo é "parceria" com um grande site do tipo. sei.

de modo que deixo aqui minha sugestão pros caras, que é ou publicar frases dos momentos de sabedoria (com o devido crédito e honestidade) ou fazer um horóscopo aleatório às avessas num estilo dollynho, com "briga com o chefe sim" e "não cuide da saúde hoje". e aí qualquer um poderia tomar pra si o conselho que mais agradasse. sem a sensação de que está traindo os astros.



na imagem: a aliança dos mágicos em arrested development pede para ser levada à sério

Nenhum comentário:

Postar um comentário